As estratégias de marketing são essenciais para que qualquer empresa que busca crescer e se desenvolver no mercado possa atuar de forma a conseguir atingir seu consumidor em relação àquilo que faz em seu nicho. O marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas para isso.
A partir do momento em que buscamos nos relacionar em um mercado que se expande digitalmente cada vez mais, principalmente nessa hora, é preciso conseguir identificar quais são os temas e assuntos que os consumidores de uma marca buscam.
Nesse artigo, você irá conhecer uma série de informações a respeito do marketing de conteúdo que poderão impulsionar sua marca e fazer com que o seu relacionamento com o seu público-alvo seja otimizado 100%.
Marketing de conteúdo – Conceito
O conceito que encontramos no marketing de conteúdo envolve uma série de estratégias publicitárias que são utilizadas quando as marcas passam a produzir conteúdo específico para o seu público-alvo.
Esse conteúdo será elaborado de forma detalhada, com base em dados e estatísticas que são fornecidas sobre o público a partir de pesquisas e análises de comportamento.
- O benefício do marketing de conteúdo se encontra principalmente ao proporcionar a criação de laços mais profundos com o seu consumidor, o que faz com que ele seja atraído de forma espontânea e muito mais natural para a sua marca.
- Ao primeiro passo, a marca deve informar o consumidor a respeito de suas atuações no mercado, seus produtos ou serviços, fazendo com que, no futuro, com a base de conteúdo já estabelecida, possa fidelizar esses clientes.
- O respeito que é adquirido na imagem da marca através do marketing de conteúdo passa a fazer com que o consumidor tenha uma visão completamente abrangente e muito mais fiel das empresas.
- Quando ele é aplicado com sucesso, todas as pessoas que se interessam e buscam saber sobre o conteúdo que a empresa está produzindo tem grandes chances de se tornarem clientes fidelizados.
O marketing de conteúdo se traduz em um conceito relativamente bastante novo – com a produção de conteúdo digital, ficou muito mais fácil conseguir atingir de forma específica os consumidores, mas a produção de conteúdo off-line também é muito importante.
– É importante lembrar que as marcas tem de obter domínio sobre a sua área de atuação em seu nicho de mercado para que o conteúdo possa ser produzido com qualidade, fazendo com que o consumidor a respeite também por sua abrangência ao falar sobre os temas.
O conceito de marketing de conteúdo tem como base a abordagem daquilo que os consumidores estão buscando, quais são seus interesses e tudo o que fará com que eles possam se identificar com sua marca.
Marketing de conteúdo – Principais objetivos
Há uma série de objetivos que o marketing de conteúdo tem como prioridade atingir, o que faz com que ele precise ser elaborado com atenção e cuidado pelos profissionais que lidam com a imagem de sua empresa.
Entre alguns deles, é possível citar os que podem ser tidos como prioridade por todas as marcas que iniciarão suas atividades com essa estratégia de marketing, como, por exemplo:
- A construção da percepção da marca pelos consumidores
- A criação de conteúdo de autoridade acerca do nicho de mercado
- O melhor ranqueamento nos sites de busca
- A conversão de leads e a nutrição dos mesmos
- A conversão de novos consumidores
- O suporte e o atendimento ao consumidor
- A retenção de consumidores e a fidelização dos mesmos
- Impulsionar o número de vendas
- Encantar a audiência da marca
Marketing de conteúdo – Quem precisa investir
Todas as empresas que possuem algum tipo de relação direta com seus consumidores – sejam eles de forma empresarial, comercial ou institucional, podem se beneficiar enormemente da inclusão do marketing de conteúdoem suas estratégias de propaganda.
Marketing de conteúdo – Passo a passo
A partir dos objetivos que você conheceu acima, você poderá obter uma visão do passo-a-passo do marketing de conteúdo, que funcionará da seguinte maneira:
- A construção da percepção da marca pelos consumidores: é a partir do marketing de conteúdo que você terá uma chance de conseguir estabelecer a ligação de sua marca com o consumidor apresentando a visão da mesma, os valores e o propósito.
- A criação de conteúdo de autoridade acerca do nicho de mercado: quando mais conteúdo de qualidade você produzir, mais será respeitado pelos consumidores e mais eles buscarão continuar obtendo esse conteúdo.
- O melhor ranqueamento nos sites de busca: quando mais o seu conteúdo for compartilhado e mencionado por seus consumidores e seguidores de sua marca, melhor o posicionamento da mesma será nos sites de busca, o que significa que muito mais pessoas estarão visualizando o seu conteúdo, criando um ciclo benéfico.
- A conversão de leads e a nutrição dos mesmos: a produção de marketing de conteúdo faz com que os leads de sua marca possam se manter estáveis e crescer ao longo do tempo, sempre buscando por mais novidades e conteúdo exclusivo.
- A conversão de novos consumidores: essa etapa faz com que o conteúdo possa superar os obstáculos que possam existir em relação à compra, proporcionando a obtenção de novos consumidores fidelizados.
- O suporte e o atendimento ao consumidor: a partir desse conteúdo, o cliente poderá ter uma visão muito mais ampla de seus produtos ou serviços, sabendo como utilizá-los da melhor forma e conhecendo as vantagens que irá obter ao adquiri-lo.
- A retenção de consumidores e a fidelização dos mesmos: para alcançar esse objetivo é preciso estar ciente de que os consumidores que já estão agindo de maneira efetiva em relação ao conteúdo produzido por sua marca estão dispostos, também, a receber conteúdo específico.
A retenção é uma parte essencial do marketing de conteúdo, fazendo com que o que já foi conquistado a partir do mesmo possa ser mantido ao longo do tempo, bem como melhorado.
- Impulsionar o número de vendas: a criação de conteúdo é uma ótima maneira de fazer com que o cliente possa se manter interessado na sua marca desde o primeiro contato até a conversão em vendas.
Isso também faz com que eles possam passar a experimentar novas ideias que surgem na empresa e possam também servir como um termômetro para a qualidade das mesmas.
Portanto, quando você se comunica com frequência com seu público alvo, a tendência é que ele possa se manter cada vez mais interessado em sua marca e efetuar a conversão em compras muito mais frequentemente.
- Encantar a audiência da marca: esse é o objetivo que só pode ser alcançado à medida que todo o planejamento acerca do marketing de conteúdo é realizado com sucesso.
Nessa etapa, você garante que a sua audiência está apaixonada, de fato, pelo conteúdo que sua marca produz, fazendo com que ela busque sempre estar envolvida com o mesmo e aja de forma a também criar conteúdo acerca de sua marca.
Marketing de conteúdo – Curso
Há uma série de cursos de marketing de conteúdo disponíveis tanto online quanto off-line em agências e com profissionais especializados na área, que podem fazer com que a sua marca se destaque no mercado.
- Se a sua empresa está pensando em inserir suas atividades no marketing de conteúdo, é uma ótima maneira de começar inserindo um profissional da área em um dos cursos de especialização disponíveis online.
- Você pode encontrar um dos cursos mais renomados no Brasil, da empresa Rock Content, clicando aqui.
Marketing de conteúdo – Exemplos
- Um dos melhores exemplos de marketing de conteúdo no Brasil é o da Magazine Luiza, que criou uma personagem para se comunicar de forma ainda mais pessoal com seus consumidores, pelo Blog da Lu.
- O site da marca Red Bull também é excelente em mostrar como uma marca pode criar conteúdo que seja absolutamente interessante para seu público alvo, falando de estilo de vida, atividades de lazer e curiosidades.
Marketing de conteúdo – PDF
Se sua marca o ou profissional especializado está buscando por uma maneira mais abrangente de conseguir aplicar e aprender o marketing de conteúdoem sua empresa ou instituição, o PDF 100 Frases para aprender Marketing de Conteúdo pode ser uma ótima leitura! Você confere clicando aqui.
Marketing de conteúdo – Livro
Se você quer saber mais sobre Marketing de conteúdo e está buscando uma maneira de adquirir conhecimentos de profissionais da área, pode se beneficiar da leitura do livro Regras de Conteúdo, escrito por Ann Handley e CC Chapman, onde terá uma visão abrangente acerca do tema e poderá saber como colocar em prática em sua marca.