Junte-se a este seleto grupo de leitores e receba artigos e dicas gratuitas para ter sucesso com o seu Site ou Blog!
Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra SPAM.

Comersite - Lista VIP

Blog

Como criar um Blog?

Em 29/01/2017 , Comments

Neste artigo você verá dicas importantes para criar o seu blog de sucesso de uma forma segura e apto a receber milhares de visitas sem ter problemas que a maioria dos milhões de blogs do Brasil enfrentam. 

Mas por que isso acontece?

A internet se remodela diariamente mudando vários conceitos e na maioria das vezes os blogueiros não tem o cuidado de atualizar e deixar eles compatíveis com as novas tecnologias comprometendo o tráfego (visitas recebidas) e a navegação onde vários dispositivos como tablets e smartphones não conseguem acessar corretamente.

O que é um Blog?

Blog são páginas da internet onde é possível publicar artigos, vídeos, imagens e outros sendo categorizados por assuntos e também na maioria das vezes com possibilidade de receber comentários no final do conteúdo. O proprietário tem acesso a uma área administrativa para gerenciar os posts (artigos) e também os comentários recebidos.

Como criar um Blog

Como criar um blog de sucesso?

Se você está pensando em fazer um blog de sucesso ou remodelar um já existente terá que seguir no mínimo os passos abaixo para diferenciar-se dos demais e ter relevância nas buscas orgânicas (aparecer no Google).

Domínios

Registre um domínio que esteja em harmonia com a sua marca, produto ou o conteúdo que você oferece. Tenha atenção em registrá-lo no Brasil (domínio nacional que pode ser preferencialmente .com.br ou outras extensões oferecidas) e também registre um domínio internacional similar (neste caso um domínio .com).

Porque registrar dois domínios? Imagine que você irá registrar o domínio ganhardinheirocomblog.com.br e deixa de registrar o domínio ganhardinheirocomblog.com? Se isso acontecer você terá um concorrente "pegando carona" em suas visitas caso o conteúdo dele seja forte e similar.

E onde devo registrar meu domínio? No Brasil o ideal é o Registro BR que é responsável por gerenciar os domínios nacionais. Para domínios internacionais existem centenas e milhares de opções. Tenho utilizado a Godaddy sem nenhum problema até hoje.

Design

"Você não terá uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão".

Mais de 90% dos usuários que não gostam do design (layout) do blog abandonam a página nos primeiros oito segundos e não retornam mais. Crie uma harmonia de cores e simetria em seu projeto e trabalhe com fontes modernas. Um detalhe bem importante é o layout responsivo para atender a navegação de smartphones, tablets e todos os tamanhos de telas.

Neste site http://paletton.com/ você consegue montar combinações de cores que vão ficar em perfeita harmonia.

Plataforma

Mas o que é isso? A plataforma é a estrutura ou o blog propriamente dito. Hoje existem milhares de plataformas gratuitas, pagas ou você poderá contratar uma empresa para desenvolver um blog personalizado. Uma das plataformas mais conceituadas atualmente é o WordPress pela facilidade de gerenciar os conteúdos e integrar plugins (funcionalidades extras) para otimizar o seu trabalho.

Conteúdo 

O Rei! Isso mesmo,  "O Rei". Para o Google e outros buscadores o que tem maior relevância (importância) nos resultados orgânicos é a qualidade e periodicidade dos conteúdos. Hoje não basta vocês escrever qualquer coisa ou copiar conteúdos de outros sites e blog, pois desta forma não terá resultados e ainda corre o risco de ser punido.

Escrever um artigo não é apenas arte, mas sim deve ser baseado no estudo do conteúdo, na concorrência sobre o tema escolhido e também nas palavras-chave para ter um bom posicionamento nos buscadores ficando nos primeiros resultados.

Hospedagem

Pesquise a empresa que você está contratando levando em conta requisitos como confiabilidade, tempo de mercado, backup, preço e suporte. Imagine você com milhares de acessos diários e o servidor sofre um sinistro? Você deixará várias pessoas frustradas por não conseguir acessar o seu blog. Evite esses inconvenientes e dê bastante atenção para este item.

Como criar um blog grátis personalizado? 

Existem várias plataformas gratuitas para você criar o seu blog. Uma das mais utilizadas é o Wordpress (https://wordpress.com/) que pode ser um bom começo para você entrar no mundo dos blogs. Se você preferir poderá contratar uma hospedagem que tenha suporte para WordPress e escolher entre milhares de temas ou layouts gratuitos disponibilizados na plataforma.

Qual o melhor blog grátis?

Esse assunto pode render vários parágrafos de comparações e características. Eu particularmente gosto muito do WordPress por ter uma comunidade bem ativa e ser de fácil instalação na maioria das hospedagens. Também existe a opção de usar o https://wordpress.com/ que é gratuito e não necessita hospedagem. 

Como criar um blog no WordPress

Blog WordPress

O WordPress possui uma versão de blog gratuito no próprio site (https://wordpress.com/) mas recomendo que você contrate uma hospedagem confiável e instale a versão mais recente do WordPress no servidor, pois desta forma, você terá acesso a milhares de plugins grátis ou pagos para incrementar seu blog e potencializar o sucesso na internet.

Como criar um blog no Blogspot

Blogspot Blogger

A criação do Blog no Blogspot é extremamente simples e vou indicar esse link da Ajuda do Blogger com passo a passo detalhado e configurações.

Como criar um blog na plataforma ePlaces

A plataforma ePlaces é uma solução completa para montar seu blog em minutos sem se preocupar com hospedagem, servidores e outros requisitos necessários para a segurança do seu blog. Você conta com vários recursos e também áreas para captura de emails. Veja mais detalhes https://www.eplaces.com.br/

Como criar um blog para ganhar dinheiro?

Você pode monetizar o seu blog de diversas maneiras como:

Google AdSense

Oferecido pelo Google é uma forma de você colocar banners em diversos tamanhos no seu blog e a cada clique que o seu visitante fizer você receberá um comissão por isso de acordo com o valor da palavra-chave (uma  espécie de leilão). Assista este vídeo para tornar-se um especialista em Google AdSense.

Banners Sites Parceiros

Você poderá vender um espaço do seu blog para um site parceiro cobrando como exemplo por cliques, semanal ou mensal.

Posts Patrocinados

Você pode colocar conteúdos de terceiros em seu blog (não existe nada de errado nisso desde que seja sério e no mesmo nicho de mercado) e criar um link building (links em determinadas palavras-chave) para o site de origem ganhando como por exemplo pelo número de cliques.

 

[widget 451]

 

Ivan Celso

Sobre o autor

Ivan Celso com seu expertise em Desenvolvimento Web e SEO desde 2007 vem melhorando centenas de sites profissionais e empresariais e quer fazer isso pelo seu site também!

comments powered by Disqus