Registro de Domínios – O Guia Definitivo

Registro de Domínios

Domínio significado

Entre tantos significados, no segmento WEB, é o endereço que você vai divulgar o seu site, blog, e-commerce ou alguma página hospedada na internet. Quando você digita no navegador “www.nome.com.br” é o domínio que você está informando para carregar a página relacionada. Além de usar esse endereço para você divulgar seu negócio digital você pode criar emails @seu_dominio para se comunicar com sua audiência e clientes de uma forma mais profissional.

Em termos mais técnicos um domínio está vinculado ao IP do servidor que está hospedado o seu site e assim, para o usuário não precisar decorar um bocado de números ele acessa facilmente através do nome de domínio.

 

Registro de domínio nacional

Esse modelo de domínio para nós brasileiros remete-se aos terminados com .br e subdividem-se em várias categorias de negócios. Devo registrar sempre um domínio nacional? Se o seu negócio é no Brasil ou visa um público brasileiro é fundamental registrar um domínio nacional e também se possível garantir o domínio exato com uma extensão internacional. Exemplo: Se você registrou “padariadojoao.com.br” registre também “padariadojoao.com” para evitar que alguém pegue carona no seu domínio nacional e concorra com você nas buscas orgânicas ou mesmo por erro de digitação. No Brasil você pode registrar seu domínio no Registro BR que é o meu site preferido por questões como segurança, transparência e facilidade em manusear o painel para configurar as entradas DNS que vão apontar para o seu site. Abaixo com fonte no próprio Registro BR uma lista completa das possíveis extensões disponíveis para registro:

Genéricos
Para pessoas físicas ou jurídicas
COM.BR Atividades comerciais
ECO.BR Atividades com foco eco-ambiental
EMP.BR Pequenas e micro-empresas
NET.BR Atividades comerciais

Universidades
EDU.BR Instituições de ensino superior

Profissionais liberais
Somente para pessoas físicas

ADM.BR Administradores
ADV.BR Advogados
ARQ.BR Arquitetos
ATO.BR Atores
BIO.BR Biólogos
BMD.BR Biomédicos
CIM.BR Corretores
CNG.BR Cenógrafos
CNT.BR Contadores
ECN.BR Economistas
ENG.BR Engenheiros
ETI.BR Especialista em Tecnologia da Informação
FND.BR Fonoaudiólogos
FOT.BR Fotógrafos
FST.BR Fisioterapeutas
GGF.BR Geógrafos
JOR.BR Jornalistas
LEL.BR Leiloeiros
MAT.BR Matemáticos e Estatísticos
MED.BR Médicos
MUS.BR Músicos
NOT.BR Notários
NTR.BR Nutricionistas
ODO.BR Dentistas
PPG.BR Publicitários e profissionais da área de propaganda e marketing
PRO.BR Professores
PSC.BR Psicólogos
QSL.BR Rádio amadores
SLG.BR Sociólogos
TAXI.BR Taxistas
TEO.BR Teólogos
TRD.BR Tradutores
VET.BR Veterinários
ZLG.BR Zoólogos

Pessoas Físicas
BLOG.BR Web logs
FLOG.BR Foto logs
NOM.BR Pessoas Físicas
VLOG.BR Vídeo logs
WIKI.BR Páginas do tipo ‘wiki’

Pessoas Jurídicas
SEM RESTRIÇÃO
AGR.BR Empresas agrícolas, fazendas
ART.BR Artes: música, pintura, folclore
ESP.BR Esporte em geral
ETC.BR Empresas que não se enquadram nas outras categorias
FAR.BR Farmácias e drogarias
IMB.BR Imobiliárias
IND.BR Indústrias
INF.BR Meios de informação (rádios, jornais, bibliotecas, etc..)
RADIO.BR Empresas que queiram enviar áudio pela rede
REC.BR Atividades de entretenimento, diversão, jogos, etc…
SRV.BR Empresas prestadoras de serviços
TMP.BR Eventos temporários, como feiras e exposições
TUR.BR Empresas da área de turismo
TV.BR Empresas de radiodifusão ou transmissão via Internet de sons e imagens
COM RESTRIÇÃO
AM.BR Empresas de radiodifusão sonora
COOP.BR Cooperativas
FM.BR Empresas de radiodifusão sonora
G12.BR Instituições de ensino de primeiro e segundo grau
GOV.BR Instituições do governo federal
MIL.BR Forças Armadas Brasileiras
ORG.BR Instituições não governamentais sem fins lucrativos
PSI.BR Provedores de serviço Internet
DNSSEC OBRIGATÓRIO
B.BR Bancos
CRI.BR Cartórios de Registro Imobiliário
DEF.BR Defensorias Públicas
JUS.BR Instituições do Poder Judiciário
LEG.BR Instituições do Poder Legislativo
MP.BR Instituições do Ministério Público

Registro de domínio internacional

Para quem deseja expandir seus negócios ou até mesmo garantir o mesmo nome de domínio nacional no formato internacional (exemplo: .com.br e .com) é uma excelente opção.

São vários os provedores que prestam esse serviço e você deve levar em conta a idoneidade deles pois afinal de contas é o seu domínio que está em jogo. Antes de sair contratando pesquise bastante sobre o provedor para saber seu tempo de atuação no mercado, opinião dos usuários, preço e outros fatores que podem comprometer a segurança.

Eu registro meus domínios internacionais na GoDaddy que tem escritório no Brasil. O preço deles é bem competitivo e com descontos para pagamento de períodos maiores,  além do suporte que é excelente tanto por email como por telefone (em português).

A GoDaddy oferece mais de 380 extensões de domínios. Atém das tradicionais internacionais como .com, .net, .org existem novas extensões liberadas como:

.club
.design
.global
.guru
.life
.media
.news
.online
.photography
.rocks
.shop
.site
.solutions
.space
.store
.tech
.today
.website
.xyz
… e muito mais!

Veja a lista de domínios completa e registre seu domínio internacional hoje mesmo.

Dica: A GoDaddy também oferece domínios nacionais, porém eu sempre registro os nacionais no Registro BR pelo fato do valor anual ser menor e ele ser o mantenedor dos domínios nacionais no Brasil.

Registro.Br Whois

O serviço Whois do Registro BR permite que você faça consultas detalhadas sobre domínios, usuários, titulares, tickets, ASN, IP ou bloco CIDR.

É uma maneira simplificada de você buscar informações relevantes de um domínio nacional que você tenha interesse em comprar ou saber quem possui o registro do mesmo.

Muitas pessoas ou empresas fazem aquisições de grandes quantidades de domínios para depois revender. Com o Whois você consegue localizar facilmente o proprietário de um domínio e fazer uma oferta caso esteja a venda. Após comprar o domínio dessa pessoa ou empresa você passa a pagar apenas a anuidade no Registro BR ou entidade que administra o domínio.

Lista de domínios liberados 2017 com processo de liberação registro.br

Este processo tem o objetivo de disponibilizar novamente no espaço de nomes livres domínios que porventura tenham sido removidos por não renovação, solicitação de cancelamento pelo titular ou pela constatação de irregularidades nos dados cadastrais do titular.

O processo de liberação ocorre 3 vezes ao ano e tem duração de 15 dias sendo que o próximo processo de liberação ocorrerá no período de 11/03/2017 a partir das 15:00 a 26/03/2017 até às 15:00 e lista de domínios será publicada em 06/03/2017.
Cada entidade (titular) pode se candidatar a até 20 nomes de domínios.

Informações importantes como calendário, procedimento, direitos sobre um nome e o resultado devem ser acompanhados na página oficial de Processo de Liberação do Registro BR.

Lista de domínios disponíveis para registrar

Você pode consultar a disponibilidade de domínios nacionais ou internacionais diretamente no provedor de sua preferência (no meu caso Registro BR e GoDaddy). Basta fazer a busca no provedor que ele irá mostrar os domínios disponíveis para registro.

No caso da GoDaddy vale observar que existe alguns domínios com um valor bem superior ao habitual valor de registro. Isso acontece porque o domínio está a venda além do registro que é preciso fazer pagando anuidade ou períodos maiores. Esse valor da venda pode ser negociado com o dono do domínio combinando formas de pagamento e transferência.

Domínio congelado

Na maioria das vezes acontece pela falta de pagamento. Para descongelar domínio no Registro BR você pode acessar o site do provedor nesse link https://registro.br e clicar em “Descongelar Domínio”. Informe o domínio que você deseja descongelar e cliquem em “Prosseguir”. Na próxima página preencha os dados do solicitante e o motivo que levou ao congelamento, clique em “Prosseguir” para confirmar. Vá até a caixa do email informado e localize o email do Registro BR onde no corpo dele terá um link para ativar o domínio novamente. Esse processo de ativação demora cerca de 30 minutos e enquanto isso o domínio irá ficar com o status “Aguardando publicação”.

Caso necessite descongelar domínios internacionais ou nacionais de outros provedores entre em contato com o provedor que foi adquirido o domínio para saber o processo.

Recuperar domínio expirado

Domínios expirados na maioria das vezes podem ser recuperados dependendo do provedor que você contratou. O Registro BR após enviar todas as notificações de renovação, e mesmo assim o titular não efetuar o pagamento o domínio será bloqueado e não poderá mais ser renovado ou adquirido até o próximo processo de liberação. Domínios internacionais tem outras políticas, após enviar todas as notificações de renovação e o titular não efetuar o pagamento o domínio é bloqueado e na maioria das vezes é cobrado uma multa para liberá-lo dependendo do prazo que ele expirou. Caso não renove dentro do limite da multa o domínio fica disponível para qualquer pessoa ou empresa registrar.

Renovar domínio Registro BR

A renovação dos domínios no Registro BR ocorre no mínimo uma vez ao ano. Quando você registra ou renova seu domínio você escolhe o período que deseja efetuar um pagamento, sendo assim, caso escolha dois anos, próximo ao vencimento irá receber vários emails sobre a renovação e o processo de pagamento que pode ser com cartão de crédito ou boleto bancário.

Registro de domínio gratis

Hoje esta opção está bastante limitada a alguns provedores. Eu particularmente recomendo registrar um domínio pago, pois diluindo a anuidade em meses fica um valor baixo com mais chances de personalizar o nome do seu negócio. Contratando um domínio entende-se que na maioria das vezes você vai colocar um site no ar imediatamente, sendo assim, algumas hospedagens tem descontos para pagamentos anual ou dão a primeira anuidade do domínio gratis.

Domínios qual o melhor para registrar?

Esse é um tema polêmico! Eu particularmente dou preferência para registrar sempre o “.com.br” e o “.com“. Esses domínios tem uma pequena relevância nos buscadores como Google, Bing e Yahoo mas cada vez fica menor sua importância e peso no fator SEO.

Voltando ao nosso exemplo “Padaria do João” do começo desse artigo, se você visitou a “Padaria do João” e vai buscar seu site na internet normalmente ocorre dois comportamentos: vai digitar direto no navegador “www.padariadojoao.com.br” ou: vai buscar no Google por exemplo “padaria do joao”. A primeira opção é bem menos utilizada que a busca no Google, porém levando em conta que você tem o domínio “.com.br” terá um acesso por tráfego direto.

Em relação a SEO (técnica para um melhor ranking nos buscadores como Google, Bing, Yahoo) o domínio desde setembro de 2012 em uma grande atualização que o Google teve perdeu muito a sua força, sendo assim, hoje não adianta você registrar um domínio focando em subir no ranking do Google pois ele preza muito mais o conteúdo do que um domínio exato ao termo que o usuário está buscando.

Registro de Domínios – O Guia Definitivo
5 (100%) 1 voto